[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

26 novembro 2005

Comunidade, identidade, estabilidade.

Esse é o review que eu fiz para o livro Admirável Mundo Novo para o jornal do meu colégio. Torço para que seja publicado. Eu li o livro em Junho, mas só ontem eu tive paciência para analisá-lo. Só falei o necessário, não entrei em muitos detalhes, senão iria contar o final do livro. Vamos lá:

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
"COMUNIDADE, IDENTIDADE, ESTABILIDADE"

Aldous Huxley era um homem à frente do seu tempo. Suas obras até hoje são discutidas com a mesma intensidade que na época em que foram lançadas. O maior exemplo é Admirável Mundo Novo.
Como um livro escrito há 73 anos atrás pode ser tão atual como este? Muitas das questões abordadas nele, que, na época, pareciam utópicas, hoje são realidades, como a crescente influência da mídia na vida das pessoas e a extrema liberdade sexual.
A obra é uma distopia, ou seja, uma visão pessimista do futuro, na qual este teria pessoas pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem numa sociedade harmônica e pacífica, com um forte e camuflado controle estatal e uma divisão social em castas (Alfa, Beta, Ômega, Delta e Ípsilon).
A trama se passa na Londres do século VII d.F. (depois de Ford - qualquer semelhança com o fato dos seres humanos serem produzido em linhas de montagem não é mera coincidência). Bernard Marx é funcionário do Estado que, apesar de ser um Alfa Mais (a mais alta das castas sociais), tem um problema físico, e é um pouco menor que seus semelhantes, o que sempre foi motivo de preconceito e zombaria em relação a ele. Além disso, ele sabe que as pessoas sofrem lavagem cerebral por métodos como a hipnopedia, e fica a cada dia mais indignado com o mundo em que vive. Um dia, ele e sua colega de trabalho, Lenina, vão a uma "reserva histórica" no Novo México, aonde conhecem John, leitor aficionado de Shakespeare e chamado por todos de Selvagem.
A partir desse encontro e da ida de John para Londres, começa a ser trabalhada a questão do selvagem ser humano, e do humano ser selvagem, e a contradição entre a razão e a ciência e as emoções e os sentimentos - enfim, um futuro no qual as pessoas são despersonalizadas.
Uma das maiores sacadas do livro é o soma, uma droga que dá uma extrema sensação de prazer, muito usada pelos habitantes dessa sociedade futurista, o que, na verdade, seria um mecanismo estatal para controlar as pessoas – algo como "damos a vocês drogas e sexo, vocês ficam felizes e não reclamam da vida".
Muitas pessoas que leram Admirável Mundo Novo perceberam que os filmes da trilogia Matrix foram muito influenciados pela obra-prima de Huxley, principalmente porque eles voltaram com uma das questões mais recorrentes na atualidade, que vale até para assuntos como a clonagem humana: "O cientificamente possível é eticamente viável?"
Não deixe de ler esse clássico da literatura contemporânea, que, ao lado de 1984 (George Orwell), foi o libelo mais crítico ao mundo autoritário e com uma falsa sensação de liberdade que estava se construindo na época e que, infelizmente, continua sendo até hoje. Seremos nós capazes de impedir um futuro tão trágico?

 

Comentários:

 

 

[ << Home]