[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

09 julho 2006

L'Italia è il campione della tazza del mondo!

Eu avisei, eu avisei...
A Itália é tetracampeã da Copa do Mundo!
A Azzurra termina o Mundial como a segunda melhor defesa (2 gols sofridos) e como o segundo melhor ataque (12 gols marcados). Cinco vitórias e dois empates. Um esquema tático eficiente. Muita garra, raça e força. Um elenco sem grandes estrelas, mas recheado de jogadores esforçados.
Os franceses fizeram uma Copa irregular. A primeira fase foi péssima - empates contra Suíça e Coréia do Sul, e uma vitória nada surpreendente contra Togo. Nas oitavas, cresceram contra a Espanha, e fizeram 3x1. Na fase seguinte, enfrentaram o Brasil, que jogou muito mal e não resistiu a uma "goleada de 1 a 0". O semifinalista Portugal até lutou mais que os brasileiros, mas a clara limitação técnica os impediu de vencerem. Na grande final, a França tentou impor seu estilo de jogo e, durante o 2º tempo regulamentar e em toda a prorrogação, foi até melhor que os italianos. Ela poderia até ter vencido. Poderia. Faltou algo - eficiência. Ela não soube aproveitar as chances que teve quando era superior em campo.
A Itália não jogou tão bem como contra a Alemanha, é verdade. Mesmo assim, não se rendeu, independente do cansaço físico inevitável. Não se arriscou tanto quanto deveria, mas teve a coragem de segurar o jogo para uma inevitável decisão de pênaltis, o que seria tentar quebrar um karma de 3 derrotas seguidas em copas nas penalidades (1990 na semi para os argentinos, 1994 na final para os brasileiros e 1998 nas quartas-de-final, justamente para os franceses).
Buffon fez defesas salvadoras, Pirlo jogou bem, Materazzi se redimiu do pênalti (que foi inexistente) com um belo gol de cabeça, Cannavaro segurou o ataque (?) da França, Toni quase virou o jogo, etc.
O jogo foi tenso, nervoso, emocionante. Não foi o melhor jogo da Copa, mas deixou qualquer cardíaco à beira da morte.
Zidane manchou uma carreira brilhante com uma atitude vergonhosa, ao dar uma cabeçada em Materazzi. Não há desculpas para um ato tão ridículo quanto esse.
Nos pênaltis, a Itália acertou os cinco. Trezeguet errou o segundo da França. 5 a 3. Itália tetra. E Kaio feliz.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]