[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

16 abril 2007

Uma carta na garrafa

Querido Kaio,

Escrevo essa carta visando a que você a leia daqui a um ano. Torço para que ela seja um sinal de um futuro glorioso e não uma arrogância desmedida que lhe cegou. Em outras palavras, espero que o que eu venha a dizer nas próximas linhas seja uma premonição, e não algo que não se verificará na passagem entre 2007 e 2008.
Tendo em vista estas considerações iniciais, vamos ao que interessa.
Poxa, o terceiro ano está sendo muito melhor do que eu esperava! O que poderia ter sido um ano de muito stress, fadiga e pessimismo converteu-se, até o momento, em um ano instigante. tranqüilo e perfeito para adquirir maturidade.
Comecei a gostar de muitas matérias que antes eu subestimava, principalmente na Biologia, na Física e na Química. Se antes os conteúdos pelos quais eu me interessava em tais ciências eram parcos (Evolução da Vida, Ecologia, Mecânica, Termodinâmica, Atomística, Peridiocidade etc.), atualmente ando estudando com certa empolgação até mesmo Genética, Zoologia, Eletrostática e Química Orgânica! Isso era impensável até, hã, 4 meses atrás! De fato a minha mentalidade evoluiu nas últimas semanas.
Minhas notas andam bem, obrigado. A pior do boletim será a de Matemática, 90 (talvez 91, se eu conseguir na secretaria os dois décimos que o professor de Geometria esqueceu de adicionar na minha nota em razão de uma questão de V ou F que ele havia dado o gabarito errado), e os 100 foram vários: Geografia, História, Artes (na verdade, este nome ambíguo esconde duas matérias - Literatura e Interpretação de Texto!), Língua Portuguesa, Inglês e Física (talvez a Química se adicionará a esse grupo se eu conseguir fazer meu 99 virar 100, mas é uma missão complicada). Biologia e Educação Física foram matérias nas quais eu obtive um mediano 95, mas tudo bem.
Picuinhas e boletins à parte, o que importa é que eu estou adquirindo conhecimento e, de quebra, ainda me sobra tempo livre para que eu faça coisas das quais eu gosto, como navegar a esmo na internet (consegui limar o orkut e o MSN, mas ainda sucumbo ao VG Chartz, ao blog e ao Last.FM), assistir ocasionalmente a séries na Warner e a Sony e, principalmente, ler vários livros que estavam quase mofando na minha prateleira - atualmente estou lendo "O Processo", de Kafka, livro o qual eu havia comprado há 1 ano e meio e até hoje não havia lido. Valeu a pena ter dado uma "2ª chance" a ele, hehe.
A única coisa que me preocupa um pouco é o foco exagerado que meu colégio dá a questões de múltipla escolha e as discursivas. As que cairão no vestibular que viso (o da UnB), do tipo Certo ou Errado, são escassas, tornando a minha vocação para o individualismo e o 'do it yourself' ainda mais necessária. Se, para estudar para a UnB, eu fosse depender da boa vontade dos meus professores e as listas de exercícios que os mesmos liberam, assim como as apostilas Poliedro que meu colégio adota, estaria totalmente ferrado! Ainda preciso melhorar meu desempenho nesse estilo de questão, pois ainda tenho uma certa tendência a marcar mais C do que E; creio que 80% dos meus erros em exercícios de tal tipo sejam por ter julgado correto um item falso. Nos próximos meses buscarei ao máximo refazer meus juízos quanto às proposições, buscando ser o mais cético e analítico o possível.
Quanto ao curso que quero fazer na faculdade - Ciência Política -, nutro grandes expectativas, mesmo estando consciente de algumas delas poderão ser frustradas por esse excesso de otimismo e idealismo. Já corri atrás e li (ou comecei a ler) a obra de vários autores ligados a tal área; minha última aquisição foi "O Governo Representativo", de Stuart Mill, livro o qual eu estava procurando há meses. Espero que eu consiga ter bastante êxito e empenho nos meus estudos durante o período universitário. Também torço para que eu mantenha-me firme à minha ética e não resolva ser como a maioria dos universitários, ou seja, viver em festas, baladas, vadiagem etc. Sim, quero ser um 'workaholic' nos meus estudos, pois diversão eu poderei ter quando achar necessário.
Finalizando o texto, é uma hora boa para eu pergunte a mim mesmo: "Será que conseguirei passar no vestibular no final do ano?" Bem, a julgar pelo que já decorreu até esse momento do ano, arrisco-me a dizer que sim. Só espero que eu mantenha meu progresso e esforço no decorrer do ano, pois, de fato, o vestibular não é a maior das minhas preocupações, mas sim apenas uma etapa da maior e mais existencial delas - "Can I be what I want to be?"

Atenciosamente,

Kaio Felipe.

 

Comentários:

 

 

Este comentário foi removido pelo autor.


tinha me esquecido de como seu blog é ótimo rs
adorei a idéia desse texto...tanto a idéia quanto o texto em si...sugere que você é tão inteligente quanto egocêntrico...fascinante...típico de grandes gênios rsrs


Postar um comentário

[ << Home]