[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

30 setembro 2011

Resumo do mês

Meu Setembro começou em 31 de Agosto, com a palestra dos professores Paulo Kramer e Antonio Paim sobre "Liberalismo: Antigo e Moderno" na FA. Foi um sucesso de público (mais de 70 pessoas!) e crítica. Como era de se esperar, muitos grupos liberais se encontraram por lá: LIBER, Grupo de Estudos da Escola Austríaca, Partido Novo, Aliança pela Liberdade, Escola sem Partido etc.

September foi o mês em que redescobri Freakazoid, 14 anos depois. Dou crise de riso vendo as peripécias deste herói nerd e biruta! Adoro as piadinhas metalinguísticas. Ouvi e gostei dos novos discos de Cansei de Ser Sexy e Art Brut.

Passei o 1º fim de semana do mês escrevendo "Os Filhos Enfermos de Goethe e Mann", o quarto dos últimos artigos que irão compor a minha monografia. Vocês podem conferi-lo no post abaixo. Porém, durante ele aproveitei para ir em uma festa na Cult 22, chamada... Communist Party! Dancei bastante e o dono da festa disse que vai deixar eu entrar de graça na próxima vez, para eu ser animador da platéia, rs. Ah, e fiquei com uma garota (7 anos mais velha, mantendo minha "síndrome de Mrs. Robinson" - nunca beijei uma garota mais nova que eu) e peguei o telefone de outra (saí com ela na semana na seguinte para o Balaio, mas acho que seremos só coleguinhas mesmo). Parece que me dei bem. Quem diria, hein?

Os dias seguintes não foram tão legais. Fiquei meio deprimido, em parte porque ter terminado o artigo me deixou sem ter uma meta, um objetivo; não sei por que, mas fico meio desnorteado quando não tenho um "goal", mesmo que seja a escrita de um texto. O outro motivo, mais plausível, era a ansiedade em relação à cada vez mais próxima viagem para o Rio de Janeiro. Tinha dificuldades até mesmo para ler os livros da bibliografia da prova.

Minha mãe veio me visitar, mas acabamos tendo uma briga. Perdi a paciência com algumas asneiras que ela diz (p.ex., eu estava assistindo a um show dos Beatles e ela vem e solta um comentário do tipo "sabia que eles usavam maconha antes dos shows?") e acabei me excedendo. Nossas relações estão meio frias desde então, mas sinceramente nem ando sentindo tanta falta dela e da minha família em Goiânia. Podem me chamar de frio e insensível, mas nos últimos anos venho lidando bem com a distância - talvez bem demais.

Nesse meio tempo houve a formatura dos alunos de Ciência Política e Relações Internacionais. Eu e o pessoal (incluindo 3 "formados/as") fomos num rodízio para comemorar a colação de grau. Comi bastante, como há tempos não o fazia. Na sexta-feira 9/9, fui a Gama para a atividade dos Estudos Humanistas sobre o "Cândido" de Voltaire com os alunos de 2º ano. Foi muito boa! Vieram 21 estudantes e a discussão foi frutífera. Só faço uma ressalva: poxa, este conto do Voltaire é muito amargo e pessimista! Ele tem uma concepção bem sombria da natureza humana.

Quanto às aulas, o destaque deste semestre vem sendo a disciplina Estética (a professora é meio pós-moderna, mas expõe o conteúdo de maneira interessante e amparada numa bibliografia muito boa), mas também estou gostando muito de Filosofia da Arte e de História dos Conceitos, matéria da pós que estou fazendo como ouvinte. Também não tenho o que reclamar de Leste Europeu e Política e Sociologia.

Para diminuir a tensão pré-viagem e aumentar a minha auto-estima, resolvi zerar Pokémon SoulSilver. Treinei meus monstrinhos e fui enfrentar o Ash, mesmo com pokémons em média 12 níveis mais fracos que os dele. Comecei a batalha ganhando por 4x0, o que me deu uma boa margem para quando entraram os bichanos mais fortes dele, como o Charizard.
O time campeão: Garchomp lv. 72 (derrotou o Pikachu), Luxray lv. 74 (abateu Lapras e Blastoise, ficando com só 1 de HP), Tyranitar lv. 74 (superou o Snorlax), Articuno lv. 71 (quase venceu o Venusaur), Feraligatr lv. 72 (perdeu bravamente para o Charizard) e Lugia lv. 71 (finalizou o Venussauro e morreu junto com o Charizard, graças à tempestade de areia, rs).

Rio de Janeiro
Os dias 16 a 24 de Setembro constituíram aquela que provavelmente foi a minha melhor semana em 2011. Foram oito dias fantásticos, tanto do ponto de vista acadêmico quanto do festivo. A cidade é mesmo maravilhosa; até as nuvens são bonitas, rs! (Nem preciso falar de outras belezas naturais, como as mulheres, certo?)

Destaques:
- Cinema: o ótimo Melancolia e o razoável Um Sonho de Amor;
P.S.: O filme Melancolia, do Lars von Trier, é muito bom; recomendo!
Embora eu não compartilhe da visão de mundo niilista e pessimista deste diretor, devo reconhecer que ele conseguiu expressá-la artisticamente muito bem. E Kirsten Dunst foi impecável no papel de Justine.

- Lapa: um lugar muito bacana, com uma enorme diversidade de tribos e estilos; inclusive encontrei a Mariana por lá, após 6 anos de amizade online;
- Shopping Rio Sul: comprei uma nova edição de bolso de "A Morte em Veneza" e o novo livro do Bret Easton Ellis, "Suítes Imperiais" - que, a propósito, é ótimo; terminei de lê-lo após 2 dias;
- Prova e entrevista no processo seletivo do mestrado da IESP/UERJ (acho que fui bem em ambas. Dia 7 sai o resultado; tomara que eu passe!),;
- Praias: Ipanema, Copabacana e Barra. Nem nadei no mar, fiquei só deitado na areia, de óculos escuros, lendo meu livro e tomando bons drink, haha;
- Reencontrar amigos como Saulo e Marcela (no caso dela, foi por acaso, na estação de metrô do Botafogo. Eis uma prova cabal de que Goiânia é um ovo; mais do que isso, goianos "formam" um ovo, independentemente do lugar do mundo onde estejam),
- Restaurantes: destaque para o Informal, com carnes deliciosas;
- Hospedagem: fiquei na casa da Lizie, na companhia de meus "concorrentes" Fernando, Maria e - no último dia - também de outras duas colegas de POL, Helena e Layanne. Adorei passar estes dias com eles!

Pós-Rio

Empolgado pela leitura de "Suítes Imperiais", assisti a "Regras da Atração" pela 4ª vez. Parece ser só mais um filme adolescente, mas 1. Ele é baseado no meu livro favorito do Bret Easton Ellis; 2. Os personagens são bem construídos; 3. A trilha sonora é espetacular (The Rapture, The Cure, Blondie etc.); 4. Os recursos estilísticos (tela dividida, backwards, narrativa não-linear...) são interessantes.

Mal cheguei em Brasília e já fui a uma festa: Oasis Day.
Porém, nos dias seguintes a empolgação se transformou em angústia. Estou tão ansioso pelo resultado da seleção que entrei numa "bad vibe". Para vocês verem o grau de deprê, voltei a assistir a Dawson's Creek. Agora é esperar o resultado...

 

Comentários:

 

 

garoto, você vai longe. parabéns pelo blog, pelos seus estudos, pelas suas idéias. voce pode ser uma pessoa brilhante na história, faça algo grande.


Postar um comentário

[ << Home]