[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

19 agosto 2012

Volta às aulas

A semana de volta às aulas começou quando peguei o metrô e desembarquei na estação Maracanã. Foi a 1ª vez que fui ao prédio principal da UERJ. E credo, é muito feio! Além de esteticamente desagradável, parece um labirinto. Enfim, subi ao 11º andar, e após muito andar finalmente achei a secretaria da pós-graduação de Letras. Consegui me matricular na disciplina "O Quadro de Todos Nós: Ironia, Desespero, Angústia e Reconhecimento", que estudará como os autores Kierkegaard, Heidegger, Cavell e Nietzsche eles podem ser aproveitados na teoria literária. Provavelmente esta disciplina me ajudará bastante para a minha dissertação de mestrado sobre "A Crise da Bildung em Doutor Fausto". Enquanto me matriculava, conheci uma mestranda que meu deu várias dicas de autores que estudam Bildungsroman.
Na terça, a notícia que eu queria poder dar há tantos meses: arranjei um orientador! O professor em questão é o César Guimarães, talvez o mais erudito do IESP. Ele também gosta de Thomas Mann e literatura alemã em geral, o que foi decisivo para que eu decidisse falar com ele. Ainda não tinha tentado antes porque, como ele tem zilhões de orientandos, fiquei receoso de levar um "não"; mas na 3ª feira tomei coragem, conversamos e ele topou. E o César ainda vai ver com o Benzaquen (que também entende muito de Mann e Bildung, mas que agora dá aula só na PUC) se dá pra colocá-lo de co-orientador. 
Depois dessa longa jornada até finalmente conseguir um orientador, até tomei um milk shake de 700 ml no Bob's pra comemorar, haha!
Ainda vi uma palestra sobre “Portugal na Crise: Comportamento Eleitoral e o Impacto da União Europeia em Perspectiva Comparada", e depois tive a 1ª aula de Teoria Política 2, cujo professor é justamente o César. Metade da matéria será sobre a Revolução Francesa e seu impacto na teoria política, e o "1/2" seguinte será sobre autores liberais, conservadores e socialistas entre 1848 (Marx) e 1944 (Hayek).
O chato é que também nesse dia 14/8 eu percebi que estava gripado/resfriado. Conversando com a Carol no FB, descobri que ela também estava... Coincidência, rs?
No dia seguinte começaram as aulas de Teoria Sociológica 2. A ementa parece bem interessante; estou ansioso pela aula sobre Norbert Elias. Continuei enrolado nos trabalhos finais.
Na quinta eu continuei a fichar textos e escrever, mas às 16h, uma amiga me chamou para ir ao bar onde ela estava com uns colegas de trabalho. Topei, afinal eu precisava de um descanso. Só fui embora às onze da noite; "perdi" sete horas de estudo, mas valeu a pena, pois a conversa foi divertida. Essa minha amiga, pelo menos na forma de pensar, é quase uma versão feminina do Barney de "How I Met Your Mother", rs.
Mal dormi de quinta para sexta, por causa dos trabalhos. Apesar da maratona, consegui terminar só o de Teoria Política 1, e corri para o IESP para dar tempo de imprimi-lo. Segunda entregarei o de Teoria Sociológica 1 (tomara que aceitem) e já combinei com o professor de Sociologia como Filosofia Prática (que agora é o de Teoria Sociológica 2) que entregarei o meu trabalho final semana que vem. 
Após todo o estresse de escrever os trabalhos, eu merecia sair para relaxar - e foi o que fiz. Na noite anterior eu havia combinado com a Carol de nos encontrarmos às 19h, perto do sebo Luzes da Cidade, em Botafogo. Batemos papo sobre vários assuntos, desde arquitetura até rock nacional dos anos 70. Depois ainda fomos na livraria Prefácio, comemos crepe no Botafogo Praia Shopping, fomos a uma festa na Casa da Matriz (que era temática: American Party; desta vez a música não foi tão boa quanto nas duas festas anteriores, mas de qualquer maneira valeu a pena), passamos um tempo no Fornalha, tomamos café da manhã e passamos o resto da manhã descansando na praia de Botafogo. Foi uma ótima noite/madrugada/manhã, rs!
Exausto, ontem dormi em três turnos: das 14h30 às 20h, das 23h às 1h e das 1h30 às 7h.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]