[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

05 outubro 2012

Renaissance - parte 1

Após aquela má fase por que passei entre o fim de Junho e meados de Julho, voltei aos trilhos. Continuarei com meu "diário", rs:

19/8 - Domingo. À noite fui à praia de Copacabana com a Carol. Incrível como mesmo após passarmos 18 horas seguidas juntos na sexta/sábado (17 e 18), não "enjoamos" um do outro, rs.
20/8 - 1ª aula de "O Quadro de Todos Nós: Ironia, Desespero, Angústia e Reconhecimento". Parece que será uma matéria bem instigante; o professor defendu a espontaneidade de pensamento e o conhecimento geral contra a tendência técnica e de especialização das Humanas. Além disso, alegou que os filósofos escolhidos para o programa da disciplina (dentre eles, Nietzsche e Kierkegaard) têm um estilo literário, o que nos permitirá enfatizar a tarefa de não só aproximar, mas tornar Literatura e Filosofia uma só.
21/8 - Suede confirmado no Planeta Terra 2012! Agora vou ter mesmo que ir no festival, rs! Comprei meu ingresso assim que soube da notícia. Garbage e Gossip já eram bons motivos, mas Suede foi o decisivo pra eu querer ir pela terceira vez consecutiva.
22/8 - Almocei com a Carolina no Parmê do Botafogo Praia Shopping.
24/8 - Após muitas reviravoltas, chegou ao fim a greve na UnB. Terminei de escrever e entreguei o último trabalho final, para a disciplina A Sociologia como Filosofia Prática. O título é "Entre a Tradição e o Presente: Um Estudo Hermenêutico do 'Doutor Fausto' de Thomas Mann". Clique aqui para lê-lo. Na noite dessa sexta, eu e a Carol fomos no show da Plebe Rude, no Circo Voador. Foi a 2ª vez que vi esta banda ao vivo (a primeira foi em outubro/2007, no Martim Cererê, em Goiânia), e o show deles foi até melhor do que o 1º que vi! Destaque para a descontração com a platéia, especialmente em "Minha Renda". Todos os clássicos estavam lá: "Até Quando Esperar", "Proteção", "Johnny vai à Guerra", "Sexo e Karatê", "Brasília", "Censura", "Bravo Mundo Novo"... e no final rolou até um cover de "Holidays in the Sun", do Sex Pistols!
25/8 - Na volta para casa, no metrô às 5 e pouco da manhã, combinei com a Carolina de irmos à tarde na Livraria Travessa. Após muitas horas lá, não saímos de mãos vazias: comprei "A História Trágica do Doutor Fausto" (Marlowe) e ela, dois livros de arquitetura. Jantamos pizza e passamos a noite e a madrugada nas praias de Ipanema e Copacabana.
28/8 - A aula de Teoria Política 2 foi sobre Edmund Burke e suas "Reflexões sobre a Revolução em França". Vocês têm alguma dúvida de que fiquei muito empolgado com a aula, rs? Gostei da conclusão do professor: "O conservadorismo é uma perspectiva que nasce com a Modernidade; é a tradição consciente de si, que explicta seus princípios."
29/8 - Aniversário da minha mãe. Dei-lhe de presente um livro espírita chamado "Entre a Terra e o Céu".
30/8 - Após cinco dias, reencontrei a Carolina. Passamos uma hora na livraria do Cinema Arteplex, depois fomos ver "O Ditador". 
Eu esperava mais; é menos genial que "Borat" e menos obsceno que "Brüno". Achei que a trama ficou muito "hollywoodiana", ou seja, linear e com as típicas cenas em que o personagem precisa se redimir de uma mentira/erro. Porém, o humor negro e ácido de Sacha Baron Cohen continua firme e forte. 
Depois do filme jantamos na Subway e passamos a madrugada no Fornalha (lanchonetes 24 horas, como as amo!), onde até assistimos a alguns filmes ("Team America") desenhos: "Dragon Ball Kai" - e era justamente o episódio em que o Freeza se corta ao meio durante a luka com o Goku! - e "Tom & Jerry", com o clássico episódio The Cat Concerto, no qual toca a Rapsódia Húngara de Liszt.
31/8 - Às 5h30, despedi-me dela, peguei metrô, arrumei-me rapidamente e peguei táxi para o Aeroporto Santos Dumont. Destino? BH, onde eu participaria da I Conferência Nacional dos Estudantes pela Liberdade. Às 9h45, no Aeroporto de Confins, enquanto esperava meus amigos de Brasília chegarem, escrevi no meu diário. Eis um trecho: "Apenas 4 horas atrás eu estava com a Carolina. Foi o nosso 8º encontro (ou 7º, se for descontada a noite em que nos conhecemos). (...)  A cada vez que saímos fico mais convicto de que poderíamos (ou deveríamos) namorar. Achei tão bonitinho quando ela confesso que o post dela sobre ["Where Is My Mind?", dos Pixies, no qual ela afirmou] 'não consigo tirar da minha cabeça' era sobre mim!
Meia hora depois, o Maurício, o Lucas e os demais chegaram, e pegamos ônibus até o Othon Hotel. Almoçamos no shopping; eu comi no Habib's. Exausto, passei a tarde inteira dormindo. À noite eu e o pessoal fomos num pub. Eu e o Maurício voltamos pro hotel mais cedo; o resto do pessoal saiu para outro lugar depois.
1/9 - Primeiro dia da conferência. A 1ª palestra foi de Alexander McCobbin, fundador do Students for Liberty. Ele é um sósia do Alex Kapranos (vocalista do Franz Ferdinand), hehe.  Em seguida, Chip Bishop, que trabalha no Cato Institute, falou sobre comunicação de políticas públicas para estudantes: "Nossa geração é a mais libertária de todos os tempos porque temos a idéia e ferramenta profundamente libertária que é a internet."
Ainda pela manhã houve o 1º Painel, no qual Fernando Chiocca e Fábio Ostermann falaram suas trajetórias de "conversão" ao libertarianismo. Após o almoço, um painel sobre educação e outro com o tema "É possível atuar em prol da liberdade dentro do estado?" (i.e., funcionário público liberal é um paradoxo ou uma 'estratégia gramsciana'?). 
Por fim, o momento que eu mais esperava (e talvez o motivo principal para eu ir nessa conferência): abri a palestra de Alex Catharino sobre "A Imaginação Moral de J.R.R. Tolkien e a defesa da Lierdade na trilogia O Senhor dos Anéis". A conferência dele foi genial. Eis alguns dos aspectos trabalhados: 1) a imaginação moral como a "capacidade distintatemente humana de conceber a pessoa como um ser moral; processo pelo qual o 'eu' cria metáforas a partir das imagens captadas pelos sentidos e guardadas na mente, sendo empregadas para descobrir e julgar correspondências morais na experiência"; 2) "O Senhor dos Anéis" como fantasia mitopoética; 3) a ontologia da obra é um realismo dualista (imanente e transcendente); 4) a praxeologia tolkeniana afirma que temos o dever moral de agir pela preservação da comunidade, a qual potencializa a singularidade pessoal; 5) há no romance uma defesa da livre aceitação do sacrifício para restaurar valores; 6) a luta contra a massificação - Tolkien era pré-moderno, e vê a industrialização desenfreada como uma ameaça à liberdade.

Jantamos numa lanchonete bem estilosa, temática anos 50. Comi um sanduíche delicioso e tomei um milk shake de Nutella!
2/9 - Segundo e último dia da I CEPL. Meu amigo Carlos Góes abriu a palestra do famoso blogueiro e twiteiro Flávio Morgenstern, sobre "Cultura e Liberdade". Além de algumas pérolas (como "A partir do Black Album o Metallica começou a se estatizar"), Flávio alegou que o liberalismo tem um problema de comunicação sério, isto é, tem dificuldades de dialogar com a cultura.  Por mais que argumentos sejam importantes, é preciso se dedicar tanto aos símbolos quanto a esquerda, vitoriosa nesse campo, faz. Em outras palavras, os liberais precisam estudar menos economia e mais retórica. (Na hora em que ele falou isso me lembrei do projeto Estudos Humanistas e nossa mudança epistemológica a partir de 2011, quando passamos a estudar mais clássicos da literatura - inclusive a "Retórica" de Aristóteles! - e menos textos políticos e econômicos
Em seguida veio o tema mais batido de conferências liberais: "A Escola Austríaca e a Crise". Ok, pessoal, parem de bater na mesma tecla (isto é, que a teoria austríaca dos ciclos econômicos 'previu' a crise imobiliária) desde 2008! Rodrigo Constantino também deu uma palestra sobre um tema econômico, mas pelo menos saiu do óbvio e ofereceu um diagnóstico sombrio sobre os rumos da economia brasileira. "Brasil: uma cigarra irresponsável aproveitando um presente da natureza. Mas o inverno chegou..." Salim Mattar, fundador da Localiza, fez o encerramento relatando as dificuldades que empresários como ele passam diante de tantas regulações do Estado.
À noite eu e o pessoal de Brasília fomos no Jack Bar, onde houve um ótimo show de uma banda cover de Nirvana.
3/9 - À tarde houve o Fórum Liberdade & Democracia. Não fiquei até o final, pois às 19h pegarei o vôo de volta para o Rio. Mal cheguei na cidade e já liguei para a Carol. Passamos a noite conversando no térreo do prédio dela, e finalmente tocamos no assunto "namoro". Digamos que fiz um pré-pedido - e ela ainda brincou que eu estava "enrolando-a", rs. Combinei de nos encontrarmos de novo no dia seguinte, antes da minha aula de Teoria Política 2.
4/9 - Às 15h, finalmente pedi a Carolina em namoro. Fiz até um discurso: falei de alguns bons momentos que passamos juntos, elogiei o jeito gentil, nerd e brincalhão dela, lembrei de nosso curioso hábito de passar madrugadas juntos etc. Ela disse "sim", e desde então estamos namorando! (No próximo post conto sobre como foi o mês de setembro)

 

Comentários:

 

 

[ << Home]