[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

13 dezembro 2013

Futuro acadêmico no Rio: garantido

Esta foi uma semana de definições. E ansiedade.

Na segunda-feira, fui à defesa do Filipe e depois me desloquei para a PUC-Rio para saber do resultado da seleção de doutorado em História Social da Cultura. Passei, mas em 6º lugar, portanto com poucas chances de conseguir bolsa. À tarde fui à UERJ para dar minha aula  de Sociologia Geral sobre Doutor Fausto (Thomas Mann).
Na terça fiz minha entrevista para a seleção de Sociologia do IESP. Fui bem, já esperava as perguntas que me fizeram (p.ex., por que me mudei de Ciência Política para Sociologia, por que quero estudar sobre Thomas Mann, quais autores são minha base teórica para desenvolver esse tema, se eu estudo alemão e pretendo fazer doutorado-sanduíche lá, etc.). Saí com uma sensação de que tinha boas chances de ser aprovado.
Na quarta tive minha última aula de Sociologia como Filosofia Moral, e apresentei meu projeto de trabalho final sobre a compaixão em Schopenhauer. Depois do almoço comecei a sentir uma dor de dente que só piorou ao longo do dia.
Quinta-feira eu fiz uma aula particular de Francês e fui ao IESP para ver se já tinha saído o resultado. Não foi caso, e segui-se uma noite em que, graças ao "combo" de ansiedade e dor de dente, dormi extremamente mal.

Hoje fui novamente ao Instituto, e mais uma vez não tinham divulgado os selecionados. Fiquei chateado (e à beira de um ataque de nervos). Fui para a UERJ preparar minha aula sobre Neon Genesis Evangelion e, por coincidência, encontrei no elevador um dos professores da banca de seleção. Perguntei-lhe se o resultado seria divulgado na segunda-feira, mas ele disse que já o tinha sido. E o melhor:
- Eu passei?
- Sim.
Entrei no Facebook e confirmei a boa nova. Liguei para todo mundo (minha mãe, minha namorada, a ex-bibliotecária do IESP que também trabalha onde faço Alemão...), e depois de almoçar na Subway por sorte encontrei o Hugo, e aproveitei para convidá-lo para assistir à aula de Evangelion. Em torno das 14h liguei para a secretária do IESP/UERJ para saber em qual colocação eu tinha passado, e para minha surpresa fiquei em 2º lugar. Ou seja, bolsa mais do que garantida.
Ainda preciso conversar com meus orientadores para ver a viabilidade disso, mas pretendo ser doutorando nos dois cursos em que passei. Há outras possibilidades, como fazer pelo IESP e ter co-orientação informal pela PUC, mas tudo isso vou resolver nos próximos dias.
Dei uma passada no IESP para o coquetel de lançamento de livros, mas fiquei pouco tempo; encontrei a Carol e fomos para a UERJ. À noite dei minha aula sobre EVA, tendo Hugo e minha namorada como convidados especiais. Passei os dois episódios finais, a turma ficou perplexa com o que viu, e por fim expliquei alguns pontos (p.ex., o contexto cultural japonês dos anos 90 e a discussão sobre identidade).

P.S.: A má notícia é que meus três melhores amigos no mestrado do IESP não farão doutorado comigo. O Filipe não passou (algo que não entendi até agora), o Hugo vai se dedicar exclusivamente às suas bandas e o Fernando voltará para Brasília para fazer o doutorado em Ciência Política na UnB.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]