[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

15 junho 2014

Os quatro primeiros dias da Copa 2014

§ 1 - Gostei de Brasil x Croácia; o jogo foi equilibrado e por vezes tenso. Ao lado de Alemanha 4x2 Costa Rica (2006), foi a melhor abertura de Copa dos últimos 30 anos. Errei meu bolão (apostei que seria 1x0 para o Brasil), mas não contava com a astúcia de Marcelo e a eficiência da dupla Oscar-Neymar. Fiquei feliz em ver a capacidade de reação da equipe (ponto em que as seleções de Dunga e Parreira pecaram nas duas últimas Copas) e o poder ofensivo do esquema 4-2-3-1 adotado por Felipão. Porém, estou preocupado com nossa defesa, que principalmente no lado direito deixou muitos espaços para a Croácia contra-atacar. Além disso, o centroavante Fred deixou a desejar, embora tenha sido "decisivo" ao cavar um pênalti na malandragem, rs.
§ 2 - México 1x0 Camarões foi uma partida marcada pela chuva forte e pelos erros de arbitragem, mas nem o gramado molhado nem os 2 gols injustamente anulados impediram os mexicanos - que foram melhores em campo - de saírem com os 3 pontos.
§ 3 - Que massacre da Holanda sobre a Espanha, hein? Nem o mais entusiasta torcedor da Laranja Mecânica poderia imaginar que este jogo terminaria 5 a 1! Foi uma vitória sonora que mudou completamente o cenário do Grupo B - e do possível cruzamento do Brasil nas oitavas. Agora podemos enfrentar ou uma Espanha vingativa, querendo se redimir do 3x0 do ano passado e da má impressão da goleada de hoje, ou um Chile embalado por eliminar os atuais campeões do mundo já na 1ª fase.
§ 4 - Falando neles, os chilenos começaram o jogo contra a Austrália de forma arrasadora, com dois gols (um deles do mago Valdívia!) em menos de 15 minutos. A equipe comandada pelo "bielsiano" Sampaoli, no entanto, diminuiu o ritmo depois do segundo gol, permitindo aos australianos crescerem no jogo e quase empatarem o placar. Nos últimos instantes, contudo, o reserva Beausejor fez o terceiro e confirmou o triunfo da seleção chilena.


§ 5 - Colômbia mostrou força a despeito da ausência de Falcao García, e superou a Grécia por um contundente 3 a 0. Destaque para a sensacional comemoração do "Armeration", rs.


§ 6 - O Uruguai decepcionou. Eu e o Nauê concluímos que a Celeste é uma seleção que passa pelo mesmo problema da Espanha: envelhecida, sem renovação em relação à última Copa. Costa Rica fez por merecer a virada, ainda mais depois que, mesmo já ganhando por 2x1, o técnico colocou mais um atacante.
§ 7 - A Azzurra, minha seleção favorita desde os tempos de FIFA 98 e Euro 2000, combinou a ofensividade implantada por Prandelli (e executada por Balotelli, que na foto abaixo deu uma zoada nos ingleses) com 40 minutos de "catenaccio" depois que a equipe fez o 2º gol. O maestro Pirlo - que quase fez um gol de falta no finalzinho - regeu um time que acertou mais de 90% dos passes. A Inglaterra não teve como reagir, ainda mais com a péssima pontaria de Rooney. 


§ 8 O Japão começou bem, com um belo gol de Honda; gostei do jogo veloz do time. Porém, só foi Drogba entrar que a Costa do Marfim reagiu e, em menos de 5 minutos, virou o placar. Zaccheroni precisa arrumar a defesa nipônica para tentar conseguir a vitória nos próximos jogos.
§ 9 Você percebe que uma Copa do Mundo está boa quando até a Suíça não termina um jogo em 0x0. Após uma falha de marcação que permitiu o 1º gol equatoriano, os suíços ficaram mais ofensivos e foram recompensados com o gol da vitória no último minuto de jogo.
§ 10 A França se impôs sobre o jogo sujo de Honduras, num jogo cheio de polêmicas. A arbitragem de Sandro Ricci foi correta nos dois lances controversos: de fato Palacios merecia ser expulso (pela pisada em Pogba e pela cotovelada no pênalti), e de fato a bola entrou - ainda que milimetricamente - no lance do 2º gol. 
§ 11 Por fim, no Maracanã os argentinos jogaram mal, mas saíram com a vitória. Foi preciso a torcida xingar Messi para que o baixinho "acordasse" e fizesse um golaço, com direito a deixar seus marcadores trombando! A Bósnia precisa melhorar a precisão nos passes, mas fez uma partida melhor que o esperado. 


P.S.: A média de gols dessa Copa por enquanto está excelente: 3,36 (37 em 11 jogos). É a melhor desde a Copa de 1958.

Acompanhem minha cobertura ao vivo dos jogos da Copa do Mundo pelo meu Twitter.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]