[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

03 julho 2016

Flashback da Copa de 98 seguido de análise das quartas da Euro 2016

As quartas-de-final da Copa do Mundo de 1998 (uma das melhores de todos os tempos), realizada na França, tiveram quatro partidas espetaculares. Em 3 de Julho: França x Itália fizeram uma final antecipada, com várias chances de gol (p.ex., Baggio quase fez um na morte súbita), e o confronto só foi resolvido nos pênaltis (4x3 pros anfitriões); em um jogo cheio de reviravoltas, o Brasil superou a Dinamarca por 3 a 2, com grande atuação de Rivaldo. No dia 4: Holanda x Argentina mantiveram o empate em 1x1 até o último minuto, quando logo após a expulsão de Ortega (que deu uma cabeçada em Van der Sar), um belíssimo cruzamento chegou nos pés de Bergkamp, que fez o golaço da vitória; uma envelhecida Alemanha foi surpreendida e tomou de 3x0 da Croácia, que foi a sensação daquela Copa.
Faço essa breve digressão porque mais uma vez as quartas de um torneio de futebol na França tiveram os anfitriões passando, desta vez com direito a goleada (França 5x2 Islândia); uma relativa surpresa (País de Gales 3x1 Bélgica); e um duelo tático que terminou nos pênaltis (Alemanha 1x1 [6x5] Itália). O único jogo dessas quartas da Eurocopa de 2016 que não foi marcante foi Portugal 1x1 [5x3] Polônia, ainda que o 1º tempo tenha sido bom. Enfim, vamos à análise dos jogos:
1. Comecemos pela vitória portuguesa. Levar um gol logo aos 2 minutos, marcado (enfim!) por Lewandowski, fez Portugal sair da zona de conforto: em vez de ficar na defensiva, como fizeram contra a Croácia, foram obrigados a procurar o gol. A Polônia tentou se fechar, mas Renato Sanches furou o bloqueio com um belo chute de fora da área. A partir daí o jogo não teve grandes emoções, e os pênaltis foram inevitáveis. Os lusitanos acertaram todas as cobranças e avançaram para a semifinal, mesmo com 5 empates no tempo normal (ainda que a vitória na prorrogação nas oitavas conte como 3 pontos para a pontuação do torneio). O técnico Fernando Santos, que levou a Grécia às quartas da Euro 2012 e às oitavas da Copa 2014 com campanhas irregulares e vitórias por placar mínimo, parece ter ensinado a seleção portuguesa a jogar nesse estilo pragmático.
2. País de Gales, pelo contrário, chega à fase semifinal com uma campanha convincente. A vitória de virada contra a Bélgica foi marcada por uma ótima atuação da seleção galesa, a qual se revelou menos dependente de Bale do que em jogos anteriores. A equipe marcou bem os belgas, soube reagir depois de tomar um gol logo aos 13 minutos, empatou ainda no 1º tempo, segurou nova pressão no início do 2º, virou com uma grande jogada de Robson-Kanu e não correu grandes riscos antes de chegar ao 3º gol. Os belgas pareciam ter empolgado naquela goleada aplicada na Hungria, mas mais uma vez amarelaram num duelo decisivo. O elenco é muito bom no papel, mas ainda não rende tudo o que pode; talvez seja a hora de trocar de técnico. Faltou atitude aos belgas, que recuaram depois de conseguir 1x0 e atraíram Gales para o ataque; quando era a vez de eles fazerem o mesmo, com a virada galesa, criaram poucas chances (a melhor foi uma cabeçada de Fellaini). A Bélgica tem mais 2 anos até a Copa de 2018 para tentar provar que não é uma seleção melhor no PES/FIFA do que na vida real.



3. Alemanha x Itália, como bem notou PVC, foi um jogo marcado pelo equilíbrio tático. A Alemanha precisou abrir mão do 4-2-3-1 e da ofensividade para jogar de forma mais parecida com a Itália, isto é, com 3-5-2 e um toque de bola cauteloso, talvez por medo de os italianos, na menor brecha, repetirem o que fizeram contra belgas e espanhóis. Aos 20 minutos do 2º tempo, contudo, a Alemanha conseguiu encaixar uma boa jogada e abriu o placar. Foi o que bastava para a Itália "acordar" e se arriscar mais; foi recompensada por um pênalti bobo cometido por Boateng, bem convertido por Bonucci. A partida seguiu nesse embate mais cerebral do que emocionante na prorrogação, mas o que ninguém poderia imaginar é que a equiparação de forças chegaria ao ponto de exigir 18 cobranças de pênalti até que um vencedor saísse. A Itália chegou a ter três "match points" (3x2, 4x3 e 5x4), mas a Alemanha empatou todos e conseguiu virar na 9ª rodada, quando Darmian errou e Hector não. Pode-se dizer que foi uma vitória de Neuer (que pegou 2 pênaltis) contra Buffon (que agarrou apenas 1, embora tenha acertado o lado em quase todas as cobranças). Após um jogo tão equilibrado ("final antecipada", para repetir a expressão do 1º parágrafo), a Alemanha sai fortalecida; se 1998 for repetido, então o triunfo nos pênaltis nas quartas é um passo decisivo rumo ao título. A Itália se despede da Eurocopa de forma honrosa; o 5º lugar foi acima das expectativas, afinal a Azzurra bateu as favoritas Bélgica e Espanha, mostrou muita garra, entrosamento e tática (a ponto de os alemães precisarem imitá-los para poder vencê-los). Buffon sai da competição tendo levado apenas um gol nas 4 partidas que disputou. Torço para que ele possa encerrar sua gloriosa carreira na Copa de 2018.
4. A França enfim jogou tudo o que sabe na Euro, e resolveu a partida contra a Islândia no 1º tempo, com 4 gols. Destaque para Pogba, Griezmann e até Giroud. Na etapa complementar, os franceses diminuíram o ritmo, e os islandeses não se renderam e conseguiram marcar 2 vezes (sim, a defesa francesa continua com problemas, e a Alemanha pode explorar bem isso). A equipe mais carismática da Eurocopa dá adeus, mas sem vexame; perdeu para uma seleção superior, e sua atitude no 2º tempo foi exemplar. Quanto aos donos da casa, eles recuperaram a confiança da torcida e farão agora um jogo dificílimo contra a Alemanha, que nunca perdeu para a França em jogos eliminatórios - venceu nas Copas de 82, 86 e 2014 (a única derrota foi em uma disputa de 3º lugar em 1958, e ainda por cima com goleiro reserva). Já que os germânicos enfim superaram os italianos num mata-mata, será que os franceses, que têm bom retrospecto jogando como anfitriões (vide Euro 84 e Copa de 98), poderão fazer o mesmo?

 

Comentários:

 

 

[ << Home]