[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

23 maio 2017

Uma despedida em grande estilo... ou o início do declínio criativo?


Em 23 de Maio de 1997 os Titãs lançaram o CD Acústico MTV. O projeto de um disco ao vivo com versões desplugadas e orquestradas de seus maiores sucessos marcava uma nova fase na carreira da banda, caracterizada pelo flerte com a MPB e pela busca de um público mais amplo. Até pouquíssimo tempo antes, os Titãs estavam associados ao rock pesado de Tudo Ao Mesmo Tempo Agora (91), Titanomaquia (93) e, em parte, Domingo (95) - aliás, neste álbum a banda já começava a buscar, pela primeira vez em 10 anos, uma sonoridade mais pop; vide a melódica faixa-título.
Com Acústico MTV o septeto e Liminha (produtor dos melhores discos titânicos nos anos 80) refizeram completamente os arranjos de alguns de seus clássicos, de tal forma que as letras ganharam maior destaque (afinal agora não estavam soterradas por guitarras e/ou samples) e que até o estilo musical de certas canções mudasse (as eletrônicas "Comida" e "Diversão" ganharam um tom festivo, o reggae "Pra Dizer Adeus" virou um pop romântico, o punk "Palavras" teve uma releitura mais lenta etc.).
A banda, a gravadora WEA e a MTV já previam o sucesso do Acústico (apostava-se em 500, 600 mil unidades), mas as vendas foram muito maiores: 1,5 milhão de cópias só em 1997 e mais 250 mil em 98. Foi o disco mais vendido da carreira dos Titãs, fazendo com que desde crianças até adultos que não gostavam do som mais roqueiro da banda começassem a ouvi-los.
Para além da repercussão comercial do Acústico dos Titãs, é preciso reconhecer que este é um álbum essencial na discografia da banda. A seleção de faixas foi cuidadosa, e privilegiou Õ Blésq Blom (álbum de 89 que, por trás dos experimentos com eletrônica, possui algumas das melhores letras dos Titãs), que contribuiu com 4: "O Pulso" (com a participação do ex-titã Arnaldo Antunes), "Flores" (belo dueto de Branco Mello e Marisa Monte), "Palavras" e "32 Dentes". Além disso, 3 sobras de estúdio deste trabalho foram resgatadas para o Acústico MTV: "Nem Cinco Minutos Guardados", "A Melhor Forma" e "Não Vou Lutar". 
O lendário Cabeça Dinossauro (86) tem 6 faixas no CD, mas 4 delas são vinhetas. Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (87) tem apenas duas, mas são justamente a abertura ("Comida") e o encerramento ("Diversão") do álbum, ambas com vocais espetaculares de Paulo Miklos. Da atmosfera grunge de Titanomaquia uma música foi trazida para o novo formato: "Hereditário", de Nando Reis, justamente o titã mais afinado com a MPB. Os dois primeiros discos também foram lembrados no repertório, e foi de Televisão (85) que saiu o maior sucesso do Acústico, "Pra Dizer Adeus", também cantada por Paulo. Outro grande hit foi "Os Cegos dos Castelo", canção inédita de Nando.
O legado deste disco é vasto, indo desde o início da febre dos Acústicos MTV "ressuscitando" bandas oitentistas (Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Kid Abelha, Ira! etc.; o show da Legião Urbana neste formato, gravado em 92, foi enfim lançado, sete anos depois) até uma nova direção estética para a banda: depois do sucesso estrondoso do CD e da turnê, os Titãs resolveram manter por mais dois anos a fase acústica, com mais regravações de sucessos do passado (Volume Dois, 98) e até de canções de outros artistas (As Dez Mais, 99). A fórmula se desgastou, mas os Titãs continuaram adotando uma linguagem mais pop do que rock até 2012, quando a turnê dos 30 anos de Cabeça Dinossauro fez a banda resgatar um som mais cru e direto, o que levou ao disco Nheengatu (2014); mas, essa já é outra história... Por enquanto, celebremos o vigésimo aniversário de um dos discos ao vivo mais importantes e influentes da música brasileira.

P.S.: O Acústico não entra no meu top 5 dos Titãs (só para constar: 1. Õ Blésq Blom, 2. Cabeça, 3. Jesus, 4. Tudo Ao Mesmo Tempo Agora, 5. Titanomaquia; menção honrosa para Domingo), mas ainda assim gosto muito dele. Ele pode ter sido o início do declínio criativo dos Titãs, mas prefiro encará-lo como uma despedida em grande estilo da melhor fase da banda.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]