[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

01 junho 2017

A splendid time is guaranteed for all

O dia 1º de Junho marca o 50º aniversário de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, o oitavo álbum dos Beatles. 
O disco foi o primeiro da banda a ser gravado após a crucial decisão de não mais fazer turnês, sendo a última em Agosto de 1966. Três meses depois, o Fab-Four entrou no estúdio com uma verve experimental e começou a gravar canções de tom nostálgico, que tratavam de sua infância em Liverpool: "Strawberry Fields Forever" (uma obra-prima, com uma profundidade psicológica notável), "Penny Lane" e "When I'm Sixty-Four". As duas primeiras formaram um belo compacto de duplo lado A, lançado em Fevereiro de 1967 para aplacar a EMI enquanto a banda começava a dar forma ao novo LP.
A idéia era criar um álbum conceitual, sem intervalos entre as faixas, no qual os Beatles assumiam a persona da banda dos Corações Solitários, cujo vocalista é Billy Shears, e que toca alguns de seus sucessos, transitando por diversos estilos musicais, em uma verdadeira aventura sonora.
O projeto estético de Sgt. Pepper's tem muito de Paul McCartney, que compôs 9 das 13 faixas (sendo 3 em parceria ou com contribuições de John Lennon, que escreveu sozinho outras 3). Além do contundente rock da faixa-título, Paul se sobressai na otimista "Getting Better", na melodia delicada e letra irônica de "She's Leaving Home" e na adoravelmente despretensiosa "Lovely Rita". O perfeccionismo melódico de McCartney tem a ver com sua admiração (e desejo de superar) a Pet Sounds (1966), o grande LP dos Beach Boys.
Duas canções de Lennon se destacam: a deliciosa "Lucy in the Sky With Diamonds", que parece uma versão musical do universo de "Alice no País das Maravilhas"; e a melhor canção do disco (e uma das 5 melhores dos Beatles), "A Day In The Life", feita em parceria com Paul. Os seus versos amargos e irônicos contrastam com a prosaica estrofe de McCartney, levando a um final espetacular, com uma orquestra que alcança o clímax e então acaba de forma apocalíptica.
George Harrison chegou a gravar a sardônica "Only A Northern Song", mas o produtor George Martin achou que ela destoava do resto do disco - o que é verdade, afinal esta canção tem sonoridade caótica e é repleta de metalingüagem; caberia perfeitamente no álbum branco de 1968, mas foi parar na trilha sonora de Yellow Submarine (69). Sendo assim, o Quiet Beatle escreveu a hipnótica "Within You Without You", inspirada na música indiana mas compatível com o espírito psicodélico do resto do disco.
Ringo Starr é o vocalista de "With A Little Help From My Friends", uma divertida canção de Paul e John cuja letra tem muito a ver com o jeito bonachão do baterista dos Beatles.
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi um sucesso comercial imediato, e durante anos foi o disco mais vendido no Reino Unido, nos Estados Unidos e em grande parte do planeta. Hoje em dia continua a ser muito procurado e já ultrapassou as 30 milhões de cópias. 
O êxito de crítica também foi instantâneo e duradouro, e meio século depois podemos sem exagero considerá-lo um dos maiores marcos culturais do século XX. Foi o momento em que a música pop/rock simultaneamente ganhou um ar erudito e de experiência cultural comum; agora o Fab-Four ia além da Beatlemania e conquistava até adultos sofisticados que antes os desprezavam como uma mera febre de juventude.
Sgt. Pepper's não é meu disco favorito dos Beatles (prefiro o White Album), mas chega perto. Foi ele que iniciou minha paixão pelo art rock. Por "art rock" quero dizer discos conceituais, com sensibilidade artística, que incorporam referências literárias, filosóficas etc. Na época em que o conheci, quase aos 14 anos, eu já tinha ouvido Dark Side of the Moon (Pink Floyd), portanto já gostava do conceito de um álbum sem intervalos entre as canções. Foi, porém, com Sgt. Pepper's que eu fui conquistado de vez pela idéia de que o rock tinha possibilidades eruditas.



P.S.: O recém-lançado stereo remix do disco, feito por Giles Martin, ficou muito bom. A bateria de Ringo foi realçada e canções como "Lucy In The Sky With Diamonds" e "She's Leaving Home" foram ligeiramente aceleradas, o que trouxe algumas nuances melódicas.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]